Comitê debate o transporte aéreo de medicamentos
Primeira reunião do Comitê de Logística Farmacêutica no ano abordou dificuldades da prática
Primeira reunião do Comitê de Logística Farmacêutica no ano abordou dificuldades da prática
Realizada na última quinta-feira, dia 13, a primeira reunião de 2025 do Comitê de Logística Farmacêutica teve como um de seus principais temas o transporte aéreo de medicamentos. As informações são da Abralog.
A farmacêutica responsável técnica da Unicargo, Alice Lucena, apresentou a palestra Logística Aérea de Medicamentos – Desafios do Transporte. Na ocasião, a especialista ressaltou que o modal se destaca por sua agilidade, mas sofre pela ausência de regulamentação.
Alice também observou que a falta de regulamentação específica gera barreiras fiscais e documentais para esse transporte. Segundo a farmacêutica, são frequentes os problemas com a liberação da carga e retenção de produtos, o que impacta significativamente nos prazos de entrega.
Outro grande entrave é a estabilidade dos itens ante às drásticas mudanças de temperatura nos porões de aeronaves. A especialista aponta que, com tamanhas variações, é necessário o monitoramento contínuo, assim como a adequação dos processos logísticos.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
Cesar Ferro possui 2597 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente