Anvisa altera regras para registro de protetores solares
Ideia é simplificar e acelerar processos

Ideia é simplificar e acelerar processos
A Anvisa oficializou nessa semana uma nova série de procedimentos para o registro de protetores solares. A Orientação de Serviço (OS) 139, presente na página 18 do Boletim de Serviço 27/2025, busca otimizar os processos de registro desses produtos.
Vigente a partir do dia 2 de junho, a medida permite que empresas agrupem todas as documentações necessárias para a validação de uma mesma linha de produtos em uma única solicitação, reduzindo o fluxo de pedidos sob responsabilidade da empresa.
O texto ainda determina que serão considerados de uma mesma linha apenas os produtos que possuem o mesmo nome, diferenciando-se apenas por questões de tonalidade e/ou fator de proteção (FPS), e aqueles que são fabricados e submetidos à avaliação pela mesma companhia.
Buscando criar um processo mais simples para todas as partes, a Anvisa ainda divulgou uma lista de recomendações, que inclui quatro dicas fundamentais:
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, atua na produção de notícias e também dos conteúdos de seções temáticas do portal.
Gabriel Noronha possui 795 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente