Farmácia Popular é alvo de fake news
por Ana Claudia Nagao
em
É falsa a informação que circula nas redes sociais de que o governo Lula “suspendeu o fornecimento gratuito do cloridrato de metformina no Farmácia Popular”. Um vídeo no TikTok com a fake news já foi visto ao menos 173 mil vezes.
Segundo a ferramenta de verificação do Estadão, o medicamento para tratamento de diabetes tipo 2 foi incluído no programa por uma Portaria do Ministério da Saúde, em 2007e desde então não houve alteração na oferta do remédio. O cloridrato de metformina foi inserido no Farmácia Popular pela Portaria Nº 2.583, de 10 de outubro de 2007.
Por outro lado, o governo de Jair Bolsonaro cortou 59% da verba do Farmácia Popular quando enviou o projeto do Orçamento 2023 para o Congresso. A tesourada atingiria os remédios para as doenças que mais atingem a população brasileira, como diabetes e hipertensão.
Pressionado pela repercussão negativa na campanha eleitoral, anunciou a inclusão de cinco novos medicamentos, por meio da Portaria Nº 3.677.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Formada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atua na área há 30 anos. Conquistou recentemente o prêmio Especialistas da plataforma Negócios da Comunicação.
Ana Claudia Nagao possui 3172 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente