Indicadores de vendas no varejo apresentam viés de queda
Diferentes indicadores de vendas no varejo acenderam a luz amarela para o setor. Segundo estudo do Ibevar, o quarto trimestre deve apresentar uma queda de 0,7%. Já o índice Stone Varejo teve recuo de 2,4% em setembro.
Apesar do setor não viver um bom momento, as farmácias ficam entre os canais menos atingidos. Na previsão do Ibevar, as drogarias estão entre os dois únicos segmentos com avanço (1,1%), enquanto no Stone Varejo a queda foi a segunda menor no mês (-1,9%). Por outro lado, houve recuo também no recorte consolidado do terceiro trimestre (-1,8%).
Para o instituto, as mudanças nos padrões de consumo e o advento das bets explicam a projeção pessimista. “O valor mensal das transferências de pessoas físicas para empresas de apostas online variou entre R$ 18 e R$ 21 bilhões nesse ano”, afirma a pesquisa.
Segundo o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, essa foi a maior queda do varejo no ano. “O resultado de setembro é o pior já apresentado, sendo a segunda queda nos últimos quatro meses. Além disso, o resultado é acompanhando de baixas também no comparativo anual, revertendo uma tendência até então positiva”, explica.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
Cesar Ferro possui 2597 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente