Medicamento inovador que premiou brasileira chega ao país

O cannabigerol (CBG) é a base do medicamento inovador desenvolvido por Mariana Maciel, diretora-médica da farmacêutica canadense Thronus Medical, premiada pela criação da tecnologia PowerNano na Society of Cannabis Clinicians.
Mesmo com uma menor notoriedade em relação aos canabinoides THC e CDB o produto chamou atenção por sua vasta área de atuação. Utilizado em tratamentos metabólicos e anti-inflamatórios, também reduz o estresse, aumenta a concentração e é multimodal, não interferindo em outros tratamentos do paciente.
O CBG Full Spectrum, produzido pela Thronus, recebeu a aprovação da Anvisa e agora pode ser encomendado por meio da RDC 660/2022, que define os critérios para a importação de medicamentos à base de cannabis.
O fármaco utiliza a tecnologia PowerNano em seus processos de produção. O investimento na ciência nanomolecular permite, atualmente, um aumento de até 10 vezes nas taxas de absorção e eficácia dos medicamentos.
O avanço nas pesquisas também possibilitou melhorias no tempo de início de ação e na biodisponibilidade do produto, mas futuros aperfeiçoamentos ainda estão no radar da companhia. “São números baixos em relação ao potencial da planta”, afirma Mariana.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, atua na produção de notícias e também dos conteúdos de seções temáticas do portal.
Gabriel Noronha possui 795 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente