Venda de genéricos supera 37% do volume de negócios em 3 estados

A venda de genéricos atinge um market share recorde em três estados. A representatividade dessa categoria na comercialização de medicamentos supera 37% em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Somados, esses estados asseguraram a venda de 900 milhões de unidades no ano passado, de acordo com dados da IQVIA. São Paulo concentra cerca de 470 milhões comercializadas, o que equivale a 37% do volume vendido no período. No Rio de Janeiro, o share chega a 39%, enquanto em Minas Gerais ultrapassa 44%.
O crescimento na venda de genéricos. não se restringe aos 3 estados citados anteriormente. O Panorama Farmacêutico noticiou recentemente uma análise que evidencia a tendência como um fenômeno nacional.
O fator preço segue sendo determinante para esse avanço. Enquanto o valor médio de um medicamento original é de R$ 45,62, a média dos genéricos está na casa dos R$ 15,03.
“Esse aumento na participação de mercado é um indicativo claro da eficácia dos genéricos, além de refletir o impacto positivo das políticas públicas e iniciativas educativas sobre a importância e os benefícios dos medicamentos genéricos”, comenta Tiago de Moraes Vicente, presidente da PróGenéricos.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, atua na produção de notícias e também dos conteúdos de seções temáticas do portal.
Gabriel Noronha possui 795 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente